quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cozinhar não tem segredo, é fazer e ser um Ás.


Para ser um chef é necessário muito mais que talento. É preciso conhecer todo o funcionamento de uma cozinha, e não apenas ter o dom no trato com as panelas. Comprar, gerenciar pessoas, planejar, comercializar seus produtos e serviços são competências imprescindíveis do profissional de gastronomia.

Essa parte acima vocês devem conhecer bem. Mas, será que é o suficiente?

Deixarei o conceito de lado e contarei sobre o amor e respeito que envolve o chef e seu "dolman" (jaqueta; uniforme; EPI).

Vestir o uniforme é, para muitos, um dos primeiros passos a serem tomados antes de começar a ação. Ao meu ver, parece ser o último.
Busco concentrar-me para resgatar lembranças do meu passado. Com um simples olhar em direção ao espelho asseguro-me que estou preparada para começar um novo e memorável dia dentro da cozinha.

O ritual de checar se o uniforme está limpo e bem passado, se olhar no espelho antes de vesti-lo, e resgatar lembranças vividas em cozinhas, serve para nos assegurar de que estamos vivendo para o que amamos, cozinhar. Acho engraçado quando noto um aprendiz "se namorando no espelho", vestido de "chef". Não sei bem que deslumbramento é esse, com a tal da roupa branca. Até parece que é a nova fantasia do mercado.Talvez, a mais moderna.

Para respeitar esta profissão, precisamos conhecer a cozinha como conhecemos nossos quartos. Resta-nos saber quando limpar, organizar, decorar e convidar alguém para entrar. Pode parecer boba a comparação mas para a maioria das pessoas isso ainda não está claro.

A minha humilde experiência foi suficiente para entender sobre o ato de "alimentar o próximo", respeitando técnicas, normas e buscando aprimorar os conhecimentos para satisfazer quem se arriscasse a provar os meus pratos. Foi dando passos curtos porém buscando a continuidade em cada lugar que passei. Foi aí, que comecei a reconhecer o valor da minha profissão.


Para vocês compreenderem bem minhas palavras, precisam estar dentro da cozinha. Precisam sentir o cheiro, o calor, a emoção de chamar uma comanda, de servir a comida na temperatura
certa, da satisfação do dever cumprido, e no final, perceber que diariamente vocês estão fazendo parte de uma dança que precisa ter o ritmo melhorado a cada dia, para dessa maneira seguir no passo certo.


Independente da origem academica, da forma que vai exercer o seu oficio ou objetivo que vocês queiram atingir dentro da profissão, busquem primeiro saber se esse tal sentimento toma conta de vocês. Porque cozinhar é dedicar-se, expressar-se, e principalmente respeitar o que se manipula para ser oferecido da melhor forma a alguém. Se de fato isso existe em você, sorria porque agora você está preparando para
se fantasiar!!!

6 comentários:

gilda campos disse...

Belas palavras. Enviarei para meus colegas de trabalho, parabéns!

Rafaela Meneses disse...

Palavras que serviram como lição, e um incentivo a levar a seriam uma paixão oculta...
Sou admiradora da culinária e de todos os seus aspectos, desde criar até degustar.
Dentro da minha insignificativa experiência na culinária, somente como amadora até a minha experiência como criadora me confundem as vezes sobre essa paixão...mais acredito que a criação também faz parte da culinária e a culinária parte da criação.
Pelo menos para mim essa ideia faz sentido... Trato os meus trabalhos como se fossem um prato feito para ser provado e se assim fizer merecido, aprovado. Assim como quando vou a cozinha tenho o sentimento que será mais uma das minhas criações, mais num ambiente diferente de trabalho. Como já comentei com você, tenho essa paixão pela culinária mais antes de começar a me dedicar a ela, terei que galgar alguns degraus na minha vida como criadora.
Mais que seja em breve, pois cada dia que passa essa paixão e a certeza que quero conhecer a fundo esse mundo encantador da alimentação humana.

Parabéns pelo texto.
Admiro e adoro.

PS: Tempo curto, texto corrido, erros ocorridos. Rs.

Jennifer Payne disse...

Teu blog me dá fome... Pense numa chef linda que eu amo...

Beijos

Hevelyn Dantas disse...

Cozinhar é um das coisas mais prazerosas do mundo.
Balaca teu blog

bjx

Vinícius disse...

Adorei seu blog! Parabéns! adicionei nos favoritos!

Fred Araujo disse...

Jenny falou um negócio verdadeiro...
Sou blog minha cara... me dá uma fomee!!